terça-feira, 25 de julho de 2017

Takumi Fujiwara da vida real: este é o cara que inspirou Initial D

Provavelmente como consequência do revival noventista que estamos vendo na cultura pop, a série de animes e mangás Initial está em um surto de popularidade. A nosso ver isto é ótimo, pois Initial D é uma das franquias mais recheadas de car culture que existem, com referências a motores e suas características, códigos de modelos e técnicas de pilotagem. Quanto mais gente conhecer, melhor, não?

O protagonista Takumi Fujiwara é um jovem entregador de tofu que trabalha para seu pai, Bunta Fujiwara. Nas horas vagas, ele usa seu Toyota AE86 em corridas de drift no Monte Akina, na província de Gunma, no Japão. Bunta também é piloto de drift, e tem um Subaru Impreza WRX STi de tração traseira. Mas tudo isto você já sabe. O que você talvez não saiba é que Takumi Fujiwara foi inspirado em alguém da vida real. E que este cara é um grande fã de Initial D!

Esta é uma daquelas histórias difíceis de acreditar, mas é real, e aconteceu com um rapaz chamado Albo, que mudou-se para o Japão há alguns anos para dar aulas de inglês. Só que ele também é entusiasta e, desde 2014, captura imagens da cena drifter underground Gunma – a maior inspiração Shuichi Shigeno, o criador de Initial D. Ele tem um Mazda MX-5 Miata e acompanha os membros das equipes de drift da região, aproveitando até mesmo para recriar cenas do anime com carros de verdade. Os vídeos fazem parte da série Drift Hunter, publicada regularmente no canal de Albo no Youtube.

O Monte Akina existe de verdade, mas se chama Monte Haruna. A tofu shop de Bunta Fujiwara também existe de verdade, bem como seu Subaru Impreza. E, claro, o próprio Takumi, que trabalhava como entregador ao volante de um Subaru Impreza WRX na década de 1990.

Seu nome é Jun Fujinoki, neto de Isokichi Fujinoki, que cuidou da venda de tofu nas últimas décadas e morreu em 2006.

NC9hW02

Albo e Jun. Foto: Albo/Drift Hunter

Nos anos 1990, Shigeno passou algum tempo morando em Gunma para conhecer melhor o universo das corridas nas estradas das montanhas, os carros modificados e as pessoas, e acabou se inspirando bastante no que via e em quem conhecia. Nessa época ele conheceu o Sr. Fujinoki e o neto Jun, e criou todo o núcleo de Takumi Fujiwara inspirado nos dois.

A venda de tofu no mundo real fica na cidade de Shibukawa, que no mangá virou “City S”. O Subaru Impreza do mangá é igual ao de Fujinoki, e até mesmo a fachada do estabelecimento é muito parecida com a de verdade.

Os fãs mais dedicados de Initial D já sabiam parte desta história. Até 2010, a tofu shop ficava em seu lugar original, e era uma espécie de destino obrigatório para fãs da saga, que peregrinavam para o local para tirar fotos de seus carros no local que inspirou Takumi Fujiwara. No entanto, naquele ano o prédio onde a lojinha ficava foi demolido, como parte de um programa de renovação no bairro.

40d1eb81a5ddc2784e33bbd8b74a3cf3--tofu-this-is-awesome

Ninguém nunca havia conseguido falar com o Sr. Fujinoki. Ele sabia da fama do local, e até cedeu o espaço para ser utilizado nas filmagens do live action de Initial D, lançado em 2005.

Então, há algumas semanas, Albo estava em um McDonald’s em Shibukawa quando foi abordado por um rapaz, que viu os adesivos do documentário Drift Hunter, pesquisou no Youtube e o reconheceu. Ele se apresentou como Jun Fujinoki e contou que seu avô era o dono da tofu shop, falou sobre o Impreza que pilotava quando era mais jovem e que ele próprio foi a inpiração do criador de Initial D para seu protagonista. E ele, como fã e praticante de drift, só podia também virar fã dos mangás e animes, e ávido colecionador de material relacionado à série, de DVDs, CDs com a trilha sonora e mangás a action figures, pôsteres e miniaturas.

20292820_1994097764160045_9222933710105769526_n

 Albo/Drift Hunter

Ele também tem uma série de fotos da produção do filme em live action no início dos anos 2000, com os carros que aparecem no filme ao lado da antiga loja de tofu. Como já foi mostrado aqui no FlatOut, a fachada da loja foi recuperada e hoje fica em um museu nas proximidades, assim como uma réplica totalmente funcional do Toyota AE86 de Takumi.

Yokota-Museum-7878-copy

Albo já postou fotos do encontro no Facebook e também um vídeo em seu canal, e promete que logo voltará a se encontrar com Jun Fujinoki e perguntar mais sobre sua conexão com o criador de Initial D e seu envolvimento na subcultura drifter da região de Gunma.

20245845_1994097774160044_7349389650328954301_n

 Albo/Drift Hunter

Mas, enquanto a entrevista não é publicada, não é bacana saber que o cara que inspirou Takumi Fujiwara é um grande fã… de si mesmo?

The post Takumi Fujiwara da vida real: este é o cara que inspirou Initial D appeared first on FlatOut!.



from FlatOut! http://ift.tt/2v5f5IO
via IFTTT
Inscreva-se no nosso canal
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Avalie nosso site