quarta-feira, 31 de maio de 2017

Os melhores filmes e programas sobre carros disponíveis no Netflix e no Amazon Prime em junho de 2017

Nos últimos anos a extrema popularização dos smartphones e tablets ajudou a impulsionar a audiência de vídeos por streaming, modificando significativamente a forma como acessamos conteúdo audiovisual como séries, canais e filmes. O mais popular dos serviços de streaming no Brasil é, sem dúvida o Netflix. Sua mensalidade acessível, somada a um catálogo bastante interessante — com direito a excelentes produções próprias — e à conveniência de assistir a programação quando quisermos/pudermos o tornou uma alternativa mais atraente que os caríssimos pacotes de filmes da TV por assinatura.

Mais recentemente, em dezembro de 2016, a Amazon também aportou por aqui com seu Prime Video, com um catálogo menor, porém com uma mensalidade mais barata que o gigante rival.

Diante disso, decidimos fazer uma lista com os melhores filmes para entusiastas disponíveis no catálogo brasileiro do Netflix e do Prime Vídeo neste mês de junho de 2017. Alguns deles não são exatamente sobre carros, mas terão os carros como coadjuvantes, ou se passam em carros, ou evocam sensações que conhecemos melhor a bordo de um carro ou ainda têm ação sobre rodas. Todos eles certamente não decepcionarão quem curte qualquer coisa com rodas e motores.

 

The 24 Hour War

Um dos melhores documentários já feitos sobre o tema, “The 24 Hour War” conta a história da rivalidade entre o sr. Ford e o sr. Ferrari, que culminou no desenvolvimento do Ford GT40 e nas vitórias de Le Mans de 1966, 1967 e 1968.

Usando como ponto de partida o momento em que a Ford percebeu que precisava de um rival para o Corvette e tentou comprar a Ferrari, “The 24 Hour War” refaz o caminho de Henry Ford II e seus parceiros Carroll Shelby e Pete Brock a caminho do triunfo na Europa. O documentário relembra a força americana nas pistas e derruba qualquer impressão de que americanos só conseguem ser bem sucedidos em suas próprias categorias e em seu próprio país. Um épico moderno movido a gasolina de corrida.

 

Head 2 Head / Roadkill / Epic Drives / Ignition

São três programas diferentes produzidos pela TEN: The Enthusiast Network, grupo responsável pelas revistas Motor Trend e Hot Rod. Originalmente os programas foram veiculados pela internet, e agora fazem parte do catálogo do Netflix.

O primeiro, Head2Head, consiste em uma série de comparativos diretos entre dois carros de porte/preço/proposta semelhantes. O programa é apresentado por Johnny Lieberman ou Jason Cammisa com a ajuda do mestre da pilotagem Randy Pobst para as voltas rápidas cronometradas. É um programa dinâmico e rápido (dura cerca de meia hora), com roteiro despretensioso e que, felizmente, não tenta parecer um programa britânico.

O segundo, Roadkill é um dos maiores sucessos do YouTube e finalmente migrou para a TV. Nele a dupla David Freiburger e Mike Finnegan apresenta sua relação de amor e ódio com hot rods, carros e rua e modelos preparados — quase sempre americanos — em programas de vinte minutos de duração.  Os episódios são sempre dedicados aos carros americanos de alguma forma. Em um deles, a dupla decide sair pelo sul da Califórnia com um Lamborghini Aventador e um Hot Rod Ford 1930 — uma combinação que só alguém muito americano poderia pensar.

O terceiro, Ignition, é o novo programa da TEN, com avaliações de carros recém-lançados, mas não limitados aos EUA como em Head2Head, e sim pelas estradas de todo o planeta.

O último, Epic Drives, é mais documental e baseia-se em longas viagens que exploram não apenas o carro escolhido, mas também toda a cultura que envolve a máquina ao longo do caminho. Há, por exemplo, um passeio com os carros americanos em Cuba, uma carona com Stirling Moss na Mille Miglia, uma viagem pelas autobahnen alemãs e outras aventuras sobre rodas desse tipo.

 

American Graffiti / Loucuras de Verão

American Graffiti não é um filme sobre carros, e sim sobre um grupo de jovens ao longo de uma noite de verão em 1962. E justamente por ser ambientado nesta época o filme retrata a cultura jovem americana da época, embalada por hot rods, motores V8, drive-ins e música.

A noite em questão é a última das férias de verão daquele ano, e por isso cada um dos personagens está diante de um dilema pessoal: sair da casa dos pais para estudar em uma universidade, assumir um compromisso mais sério com aquela garota, qual carreira seguir. O filme se passa um pouco mais rápido que o tempo real, mostrando as aventuras deste grupo de amigos ao longo da noite e da madrugada em encontros no drive-in, passeando de carro pelas avenidas, correndo entre semáforos e todos aqueles símbolos da geração dos anos 1950 e 1960.

 

APEX: a História do Hipercarro

Você talvez conheça a equipe dos canais /DRIVE do YouTube, liderada por Mike Spinelli (o cara que fez o Jalopnik crescer há pouco mais de dez anos). Ele juntou seus comparsas para contar a história do atual estágio dos carros esportivos: o hipercarro.

Para isso os produtores concentram a história em torno de um dos personagens mais interessantes do momento: Christian von Koenigsegg, criador da marca que leva seu nome e atualmente dedicado a revolucionar o mundo dos esportivos com seu “mega”carro, o Agera One:1. Além dele, APEX também visita as fábricas da Porsche, da Ferrari, da McLaren e da Pagani, apresentando os pontos de vista e abordagens de cada uma destas empresas na produção e desenvolvimento de seus hipercarros.

 

Highway Thru Hell

Esta série/reality canadense estreou no catálogo do Netflix acompanhando a rotina da Jamie Davis Motor Trucking, uma empresa de socorro de veículos pesados que precisam de ajuda ao cruzar as rodovias geladas da Columbia Britânica no Canadá.

 

Fastest: a História de Valentino Rossi

Fastest é um documentário sobre a temporada de 2010 da MotoGP centrado em Valentino Rossi, que estava defendendo o título mundial naquele ano. O filme traz imagens inéditas dos bastidores de todas as 16 corridas daquela temporada, exibindo a preparação e os dramas dos pilotos na busca pelo título — incluindo um acidente sofrido por Rossi, que resultou em uma fratura na perna e no afastamento de um GP pela primeira vez na carreira do italiano.

O documentário ainda traz entrevistas com Marco Simoncelli, Dani Pedrosa, Nicky Heiden, comentários técnicos, depoimentos de fãs e todo a ambientação que envolve uma corrida e um campeonato de Moto GP.

 

Unchained: The Untold Story of the Freestyle Motocross

Narrado por Josh Brolin, “Unchained…” conta a história das origens e da ascensão do motocross freestyle através de seus pioneiros e principais personagens do esporte.

 

Confraria da Velocidade

Você deve lembrar que em 2015 fizemos um post contando a história das Speed Sisters, a primeira equipe de corridas do Oriente Médio formada apenas por mulheres. Na ocasião, vimos algumas imagens da produção de um documentário que contaria a origem da equipe, as dificuldades e o sucesso das garotas em um esporte predominantemente masculino e em meio a uma cultura que não preza muito pela liberdade feminina.

O documentário ficou pronto em 2016 e está disponível no Netflix com um nome terrivelmente escolhido, “Confraria da Velocidade”, que não dá o menor indício de que se trata de uma história tão peculiar e interessante quanto a destas mulheres.

 

Hot Rod Unlimited

Outro programa da TEN, Hot Rod Unlimited é a série da Motor Trend dedicada aos carros preparados americanos. É praticamente uma versão em vídeo da lendária revista Hot Rod, abordando corridas, viagens e projetos de preparação de todos os estilos mais populares nos EUA — de hot rods a esportivos clássicos e picapes diesel.

 

Pump

Como nos tornamos tão dependentes do petróleo? É o que tenta responder o documentário “Pump”, que explora a história do consumo de combustíveis derivados de petróleo, o uso dos motores de combustão interna e a geopolítica envolvida com a commodity.

O foco inicial é nos EUA, mas o documentário acaba abordando a indústria automotiva chinesa e também as opções de energia alternativa como os carros a álcool e flex (até o Brasil é citado nesta parte) e veículos elétricos.

 

21 Days Under Sky

Este documentário conta a história de quatro amigos que decidem viajar os EUA de costa a costa em motos vintage (sim, você já viu isso em Easy Rider). A jornada começa em San Francisco, na costa oeste, e termina em Nova York, no outro lado do país, onde os amigos vão participar da Brooklyn Invitational, uma das mais famosas exposições de moto do mundo.

A viagem, presumivelmente, é realizada em 21 dias ao longo de 3.800 milhas passando pela Lincoln Highway, que é a rota asfaltada de costa a cosa mais antiga dos EUA. Nitidamente inspirado em Easy Rider, o documentário mostra o envolvimento dos personagens com as pequenas cidades e pessoas que eles encontram no caminho, reforçando a mensagem de que o destino é menos importante que a viagem em si.

O documentário é produzido pela Dice Magazine, uma das mais influentes publicações sobre motos customizadas americanas, e é narrado por Robert Patrick, que você não conhece pelo nome, mas certamente lembra dele como o robô-vilão T1000 em “Exterminador do Futuro 2” — e ele não foi escolhido por acaso: Patrick é membro de um dos motoclubes mais antigos do mundo, o Boozefighters MC.

 

The Grand Tour

A essa altura de 2017 você já deve saber que “The Grand Tour” é o novo “Top Gear”: Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond se reuniram após a demissão de Jeremy da BBC e fecharam um belo contrato com a Amazon, que está bancando todas as loucuras do trio como se não houvesse amanhã. O formato é o mesmo, o entrosamento do trio é o mesmo, o envolvimento com os carros é o mesmo, então você já conhece o programa mesmo tem tê-lo visto.

Tudo o que você sempre gostou de Top Gear está lá e, felizmente, eles encontraram uma solução para o tedioso quadro dos famosos em um carro de corridas. O programa estreou em novembro passado e chegou ao Brasil oficialmente em dezembro. Desde então um novo episódio é lançado toda sexta-feira e os demais já estão todos disponíveis no acervo do Amazon Prime Vídeo. A atual temporada já está com 10 episódios lançados e terá mais três. O contrato do trio prevê outras duas temporadas e mais 24 episódios.

 

60 Segundos

É um filme que provavelmente já foi memorizado inteiro por todo fã de carros e também um dos maiores responsáveis pelo boom dos carros antigos visto nos últimos 15 anos, mas também é, sem dúvida, a maior concentração de carros legais em um único filme e provavelmente o melhor filme com carros como tema central.

Inspirado pelo filme “Gone in 60 Seconds” de 1974, “60 Segundos” conta a história dos irmãos Kip e Randal “Memphis” Raines — este último um ladrão de carros que largou o crime quando o cerco se fechou. O problema é que Kip acaba envolvido com uma quadrilha que exige 50 carros raros em 24 horas para não apagar o moleque. Assim, Memphis Raines é obrigado a voltar à ativa para salvar a vida do irmão.

Como todo remake de Hollywood, a história deste “60 Segundos” foi modificada para agradar uma audiência mais ampla que apenas os fãs de carros, e por isso traz algumas cenas ridiculamente impossíveis para inserir mais drama e ação ao filme. Mas tudo bem. Um filme que tem um Shelby GT500 como protagonista (na verdade um Mustang comum caracterizado como um Shelby) pode ter seus momentos de exagero.

 

Back In Time

Ele não é exatamente sobre carros, mas sobre uma trilogia que ensinou muita gente a gostar de carros (e de rock, e de ficção-científica). Back In Time é um documentário sobre o impacto cultural que “De Volta Para o Futuro” e suas duas continuações causaram na cultura pop contemporânea, trazendo entrevistas com o diretor Robert Zemeckis, o roteirista Bob Gale e o produtor Steven Spielberg além de praticamente todo o elenco principal da trilogia.

Boa parte do documentário, contudo, é dedicada ao DeLorean DMC-12, seu papel no sucesso do filme, e como ele passou de um esportivo fracassado a um ícone do cinema e do universo automotivo.

 

Uma Saída de Mestre

O remake de “Um Golpe à Italiana” (The Italian Job – 1966) não é tão focado nos carros quanto o original com Michael Caine, mas ao menos mantém a fuga de carro que tornou os dois filmes memoráveis. Tudo começa com uma traição após o roubo de US$ 35 milhões em barras de ouro (que valem mais do que dinheiro, lembre-se) em Veneza, onde o líder do grupo, John Bridger, acaba assassinado por um de seus comparsas. A partir dali, o restante do grupo recruta a filha de Bridger para recuperar o ouro da mansão do traidor em Los Angeles.

O plano de fuga inclui criar o maior congestionamento da história da cidade, e para não acabar presos com os outros carros, eles decidem usar três Mini Cooper preparados para carregar todo aquele ouro. Algumas cenas da fuga (como a explosão de um retângulo perfeito no asfalto de Los Angeles para acessar os túneis de drenagem pluvial) não são muito realistas, mas são três pocket rockets em uma perseguição alucinada. E com Charlize Theron ao volante de um deles.

 

A Faster Horse

Se os dois primeiros filmes da lista acertam de raspão nos fãs de carros, esse é um tiro certeiro nos entusiastas. “A Faster Horse” é um documentário sobre a criação da atual geração do Mustang, contando brevemente a concepção do primeiro modelo de 1964, e a evolução do pony car ao longo das décadas, até chegar ao momento em que a equipe da Ford precisava evoluir o carro.

A expressão “A Faster Horse” (um cavalo mais rápido) vem de uma citação de Henry Ford que remete à popularização do Ford T. Ao falar sobre seu modelo mais popular e pesquisas de mercado, o sr. Ford disse: “Se eu fosse perguntar às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito ‘um cavalo mais rápido'”. E é no trocadilho que está a grande sacada: o documentário mostra como os engenheiros criaram, de fato, um cavalo mais rápido — uma vez que símbolo do Mustang é o cavalo — através de entrevistas com todos os envolvidos com o desenvolvimento do carro, incluindo o designer do Mustang original, Gale Halderman. Obrigatório para fãs do Mustang, de muscle cars, de design industrial e engenharia automotiva.

 

Carros

Quem é pai/mãe sabe que certos brinquedos são mais para os pais que para os filhos. “Carros” e sua sequência “Carros 2” são como esses brinquedos. As crianças adoram e a história do carro de corrida arrogante que ganha uma lição de vida sobre humildade e amizade verdadeira é realmente edificante para elas. Mas só os marmanjos vão perceber as intermináveis referências ao universo automotivo espalhadas pelo filme — do V8 Café.

 

Journey to Le Mans

Entre os filmes desta lista, “Journey to Le Mans” é, sem dúvida, o mais gearhead de todos. O documentário conta os desafios de uma equipe para participar das 24 Horas de Le Mans. Mas não é uma equipe gigante e multimilionária e favorita à vitória, e sim uma equipe particular, cujo dono também é um dos pilotos e irá disputar a LMP2, mais precisamente Simon Dolan e sua Jota Motorsport.

Essa ausência do glamour das super equipes é que torna o filme tão atraente: ele mostra o automobilismo de verdade, o esporte como ele é para a maioria dos engenheiros, mecânicos, pilotos e projetistas. Uma equipe modesta que precisa lidar com uma relativa limitação de orçamento e contar com os melhores pilotos que puder encontrar (e pagar) e os típicos desafios de toda equipe — do desenvolvimento do carro ao planejamento da temporada, da busca pelas vitórias à conquista da vaga para Le Mans e, claro, os preparativos para “o mais longo dos dias”.

 

Gonchi

Guardadas as proporções, Gonzalo Rodrigues foi o Ayrton Senna do Uruguai. Um piloto extremamente talentoso, que impressionou em todas as categorias pelas quais passou. A diferença é que em vez da Fórmula 1, “Gonchi”, como era chamado, foi para a Fórmula Indy, contratado por ninguém menos que Roger Penske. E assim como Senna, Gonchi morreu em ação, durante uma corrida em Laguna Seca. Ele apertou o ritmo de corrida, mas ao chegar na Corkscrew seus freios travaram, ele passou reto e bateu na mureta de proteção. Em vez de segurar o carro, a mureta o atirou para cima e Gonchi aterrisou com o carro de cabeça para baixo.

É a história deste sonho realizado e mais tarde interrompido de forma trágica que o documentário “Gonchi” trata de contar. A grandeza do filme não está apenas na história, mas também na narrativa, que usa trechos explicados pelo próprio piloto em entrevistas gravadas ao longo de sua carreira e depoimentos detalhados de familiares, amigos e parceiros de pista, e que envolve o espectador de forma intensa.

The post Os melhores filmes e programas sobre carros disponíveis no Netflix e no Amazon Prime em junho de 2017 appeared first on FlatOut!.



from FlatOut! http://ift.tt/2soWH8c
via IFTTT
Inscreva-se no nosso canal
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Avalie nosso site