quinta-feira, 9 de junho de 2016

Lugar de menina é na Ciência!



Lugar de menina é...na Ciência! Nesta semana, aconteceu o Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, em Porto Velho, Rondônia, e as garotas dominaram a competição. Quem visitou a arena do evento se deparou com diversos grupos de jovens cientistas, como a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), que é formada somente por meninas. No total, 200 mulheres participaram do Desafio, que teve o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).



Foi a paixão pela Ciência que fez as estudantes Maiaria Silva e Júlia Christina, de Curitiba, mudarem de curso técnico em suas escolas. Antes alunas de contabilidade, as duas optaram pela transferência para o curso técnico integrado em mecânica, em 2016. “As meninas, agora, se interessam por temas de alta tecnologia, como a robótica”, diz Maiara, em entrevista ao Portal do MEC.

Maiara, Júlia e mais uma colega, Eleonora Avello, formam a equipe Hakuna Matata. As três amigas foram do Sul ao Norte do país para participar da competição. Para financiar a viagem, as jovens cientistas arrecadaram dinheiro com atividades empreendedoras, como a realização de palestras sobre robótica.

O próximo desejo da turma é participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontecerá no Recife, em outubro. “Vamos continuar promovendo atividades para arrecadar recursos e destinar todo o montante para a equipe do IFPR que se classificar para a fase nacional da OBR, independentemente de ser ou não a nossa equipe”. Disse Maiara ao MEC.

Nesta edição do Desafio de Tecnologia e Inovação, as meninas competiram na modalidade Seguidor de Linha, em que se deve criar um robô que consiga percorrer um trajeto demarcado, com um circuito de obstáculos.

Fonte:Universia Brasil
Inscreva-se no nosso canal
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Avalie nosso site